Home

              Guía de viagem sobre a Ilha de Niue no Pacífico Sul

  English      Español

 

Você está no Tópico:

Visite nossas outras páginas sobre a Austrália e Nova Zelândia

Link to www.portaloceania.com

Niue Total

Contatos

 

 

 

 

Mergulhos em Niue

Ja estivemos em lugares melhores do que Niue para mergulho, porém nunca numa água tão limpa como essa. O caso é o seguinte..O Ciclone Heta em 2004 levantou ondas de mais de 30 metros de altura que passaram por cima das colinas na foto acima. Essas ondas invadiram as ruas e destruíram casas causando uma morte. Essas mesmas ondas destruíram literalmente quase todos os corais da ilha, mas felizmente, os corais estão crescendo de volta, porém longe da beleza e plenitude que estavam antes. Esse é o único motivo pelo qual dissemos que já mergulhamos em lugares melhores, mas mesmo assim, Niue tem algo especial que faz de qualquer mergulho um prazer. Seja um mergulho no raso em cima da plataforma de coral, ou em locais cuja visibilidade pode chegar aos 70 metros se não tiver chovido por um bom período. A água do mar varia entre 24º no inverno e 30º no verão. Mas o que torna Niue especial para mergulhos, é que é super divertido explorar o fundo do mar em Niue. É um tipo de mergulho que não se faz quase em lugar nenhum.

  Traga o seu material de Mergulho, mas se por algum motivo não der ou não querer, existe uma loja que aluga todo o material e fica ao lado do Matavai Resort. A Niue Dive, além de alugar o material, também opera vários tours de mergulho te levando aos melhores lugares que não foram afetados pelo ciclone. Os tours são tanto para pessoas so de máscara e respirador (snorkelling), quanto mergulhos com tanques de ar no qual eles também alugam (scuba). Num desses tours, eles te levam para mergulhar junto de baleias, se estiver na temporada, que é entre Junho e Outubro. Durante essa época o melhor é reservar o tour com até mesmo meses de antecedência, pois o barco que eles tem só cabe 4 mergulhadores e respectivo equipamento.

Mergulhando em mar aberto

Mergulhar em mar aberto em Niue, é muito gostoso, pois parece que estamos voando, de tão clara que a água é. Para isso, o mar tem que estar muito calmo, senão não há como entrar no mar, incluindo os barcos. Quando calmo porém, existem diversas plataformas de corais onde você poderá entrar no mar à partir delas. Como falamos antes, na região de Alofi, o ciclone destruiu quase tudo, e o que se vê no fundo são blocos de pedra grande (corais) que foram quebrados pelo ciclone. Nesses mergulhos vimos poucos peixes, sendo que alguns eram até bem grandes, mas o que vimos mais foram as cobras marinhas, que sempre vinham curiosamente nos espionar. Aliás, a Niue Dive, leva o mergulhador (scuba) num lugar chamado Snake Gully a 15 metros de profundidade, onde centenas dessas cobras ficam juntas, e um mergulhador que conhecemos, viu lagostas verdes absolutamente gigantescas (não podem ser pegas pois estão lá para todos verem). Nos mergulhos em mar aberto nadadeiras são fundamentais, ao contrário do mergulho nas piscinas naturais onde um par de reef shoes basta.

O Cais de Alofi é também um excelente lugar para iniciar um mergulho em mar aberto. Mais uma vez, tudo depende da força das ondas em Niue, o que pode literalmente fechar a ilha. O Cais é cercado pois dois grandes recifes que são ótimos para mergulhar na parte de fora deles. Um deles fica exatamente na direita do cais enquanto o outro na esquerda depois do canal (foto). Mergulhar à noite à partir do cais também é uma ótima pedida, e por isso não se esqueça de trazer uma lanterna à prova d'água. O único porém é que o cais tem um pequeno movimento de barcos indo e vindo, principalmente de veleiros que estão visitando a ilha e que da bóia usam bote inflável para ir até o cais. Esse problema só acontece ao redor do cais em sí, e não nos recifes de corais em volta. Embarcações de pesca também descarregam os peixes no cais de Alofi, mas mesmo assim não há problema nenhum bastando para isso o mergulhador manter um olho no movimento ao redor.  Até o ponto que sabemos, não há casos registrados de ataques de tubarão em Niue, apesar de sabermos que em algum lugar eles estão.

Mergulhando nas Piscinas Naturais

Esses mergulhos nas piscinas naturais dentro das plataformas de corais, foram o ponto alto dos mergulhos que demos em Niue. São altamente divertidos e gostosos, e cheios de surpresas interessantes. A temperatura da água, a falta de corrente, e o fato de não ter que ficar carregando nadadeiras de um lado para o outro, foram um grande bonus. Existem piscinas compridas que são rasas, e outras pequenas que são fundas, além de tudo no meio termo. O fato é que todas sem exceção têm corais multicoloridos e boa quantidade de peixes e vida marinha dentro delas. Muito interessantes mesmo. O "X" da questão para mergulho nas piscinas, é a hora da maré, pois tem piscinas que com a maré baixa tem a condição ideal, e outras que funcionam exatamente o contrário. As plataformas em si estão carecas de corais devido ao ciclone, com exceção da plataforma em frente a Caverna de Palaha, onde há uma floresta de corais espetacular, apesar de pequenos. Como falamos antes, esse é um dos pontos altos de Niue, desde que o mar esteja calmo.

Limu Pools  é um dos lugares mais populares de Niue para mergulhos de máscara e respirador.
Matapa Chasm é outro bom lugar porém com menos peixes e corais, sendo excelente para principiantes.

Nota: Nenhum desses lugares requer nadadeiras.

Mergulhando em Cavernas

Já imaginou mergulhar em piscinas naturais de água salgada, porém dentro de cavernas? Pois é. Em Niue você poderá ter essa sensação única de mergulhar num piscina enorme, abastecido de água do mar, e ainda por cima ver outros tipos de corais e peixes tropicais dentro dela. Sem duvida foi um dos mergulhos mais interessantes que já fizemos em nossas vidas, e tudo o que posso falar é que  jamais iremos esquecer. Não tem muita coisa para ver, talvez umas 10 espécies de peixes diferentes e umas duas ou três de corais, mas a água é morna e há inclusive passagens submarinas de uma caverna para a próxima. O motivo pelo qual os corais crescem dentro dessas cavernas é que além da água ser trocada duas vezes por dia com a maré alta, a entrada da caverna é aberta permitindo a entrada da luz suficiente para que os corais cresçam. Não é a toa que só os antigos Reis de Niue tinham acesso exclusivo a Caverna de Avaiki.

Mergulhando dentro da Caverna de Avaiki.

O Recife de Kalaone em Alofi.

 

Google
 

 
 

 www.niuetotal.com é um website do grupo Portal Oceania.com

Exceto para trabalhos escolares, o uso de fotos e textos desse website sem permissão acarretará em ação legal. 

© 2008 Portal Oceania.com - All right Reserved - Termos de Uso